Barco a motor feito de compensado
Projeto gratuito do barco Sterna
Seja planeio ou deslocamento, agora você pode construir um barco capaz de navegar bem em ambos os modos de movimento, dependendo da carga e do motor utilizado. O Sterna é um projeto de barco em compensado naval. Seu casco é de duplo chine possui proa suficientemente afiada para proporcionar fácil movimentação nos modos de deslocamento e transição e, ao mesmo tempo, a ré prismática da popa com leve elevação na traseira permitindo que ela continue planando com um ou dois passageiros a bordo . A curvatura lateral na proa melhora o passeio em ondas médias e com algumas modificações no projeto, é possível equipar o barco com velas.
É claro que, como qualquer projeto, a embarcação tem suas limitações - o espelho de popa pode “arrastar água” quando submersa significativamente, portanto, no modo de navegação é necessário manter o alinhamento correto, colocando os pesos mais próximos do meio do barco e da proa.
O design do barco é tradicional para a construção naval de compensado. O conjunto é formado por longarinas ao longo das junções do costado, três cavernas na parte central e anteparas sob os bancos de proa e popa. A carcaça do casco se apoia em uma sobrequilha. Todas as peças são montadas com cola, são utilizados parafusos 4x20 para prensagem. Inicialmente deve-se montar as cavernas e anteparas e colar a roda de proa interna conforme gabarito do desenho teórico (peças 27). A seguir, prenda todas as peças no picadeiro, monte a roda de proa conforme as medidas indicadas no desenho, conecte a sobrequilha (parte 26) com a roda de proa e espelho de popa com cola e corte nas cavernas e anteparas. Corte as longarinas do fundo e laterais (partes 29, 30) e amurada (parte 31). Instale os sarrafos que apoiaram os bancos (peças 32, 33, 34). Todo o conjunto é preciso, mas a maior atenção deve ser dada ao formato da roda de proa e da quilha.
O costado deve ser recortado da seguinte forma: desenhe ou recorte a parte lateral inferior (compensado s=8) conforme o molde, fixe no corpo com cola e parafusos e apare a borda inferior. A seguir deverá ser colocado o painel do fundo (compensado s=8). Na parte frontal do fundo, em molduras convexas, é mais fácil formar a curvatura com duas camadas de compensado mais fino de 4 mm. Em seguida, utilize uma plaina para nivelar a área ao longo da quilha e da roda de proa para posterior instalação da quilha de madeira (parte 28) e do proa (parte 35) ali, fixe as peças com cola, pressionando-as com parafusos; Para a quilha, pode ser utilizada fixação por parafuso. Desenhe a parte lateral da pele (compensado s=6), preste atenção especial na ligação com a cinta zigomática no arco e fixe com cola. Depois disso, o barco pode ser retirado do picadeiro e colocado em sua posição normal. Trate a borda superior do costado lateral, instale um verdugo com seção transversal de aproximadamente 30x12. Instalar os assentos (peças 14 e 21), fechar os assento de popa e proa com compensado (compensado s=8).
O casco montado deve ter pintura padrão, ou revestido com fibra de vidro com resina epóxi, podendo a espessura do costado ser reduzida. É aconselhável que a massa do barco acabado não seja superior a 120-130 kg, caso contrário será difícil fazer o planeio. É útil cobrir o interior do fundo com piso de ripas com travas de remo ou colar as ripas diretamente na pele. É aconselhável preencher os volumes sob os assentos nas extremidades com flutuabilidade - espuma de poliestireno ou garrafas plásticas vazias.
Dados básico
Comprimento máximo, m | 5.0 |
Largura máxima, m | 1.51 |
Altura lateral a meia nau, m | 0.51 |
Peso corporal, kg | 140 Kg |
Potência, HP | 12—15 |
É claro que, como qualquer projeto, a embarcação tem suas limitações - o espelho de popa pode “arrastar água” quando submersa significativamente, portanto, no modo de navegação é necessário manter o alinhamento correto, colocando os pesos mais próximos do meio do barco e da proa.
O design do barco é tradicional para a construção naval de compensado. O conjunto é formado por longarinas ao longo das junções do costado, três cavernas na parte central e anteparas sob os bancos de proa e popa. A carcaça do casco se apoia em uma sobrequilha. Todas as peças são montadas com cola, são utilizados parafusos 4x20 para prensagem. Inicialmente deve-se montar as cavernas e anteparas e colar a roda de proa interna conforme gabarito do desenho teórico (peças 27). A seguir, prenda todas as peças no picadeiro, monte a roda de proa conforme as medidas indicadas no desenho, conecte a sobrequilha (parte 26) com a roda de proa e espelho de popa com cola e corte nas cavernas e anteparas. Corte as longarinas do fundo e laterais (partes 29, 30) e amurada (parte 31). Instale os sarrafos que apoiaram os bancos (peças 32, 33, 34). Todo o conjunto é preciso, mas a maior atenção deve ser dada ao formato da roda de proa e da quilha.
O costado deve ser recortado da seguinte forma: desenhe ou recorte a parte lateral inferior (compensado s=8) conforme o molde, fixe no corpo com cola e parafusos e apare a borda inferior. A seguir deverá ser colocado o painel do fundo (compensado s=8). Na parte frontal do fundo, em molduras convexas, é mais fácil formar a curvatura com duas camadas de compensado mais fino de 4 mm. Em seguida, utilize uma plaina para nivelar a área ao longo da quilha e da roda de proa para posterior instalação da quilha de madeira (parte 28) e do proa (parte 35) ali, fixe as peças com cola, pressionando-as com parafusos; Para a quilha, pode ser utilizada fixação por parafuso. Desenhe a parte lateral da pele (compensado s=6), preste atenção especial na ligação com a cinta zigomática no arco e fixe com cola. Depois disso, o barco pode ser retirado do picadeiro e colocado em sua posição normal. Trate a borda superior do costado lateral, instale um verdugo com seção transversal de aproximadamente 30x12. Instalar os assentos (peças 14 e 21), fechar os assento de popa e proa com compensado (compensado s=8).
O casco montado deve ter pintura padrão, ou revestido com fibra de vidro com resina epóxi, podendo a espessura do costado ser reduzida. É aconselhável que a massa do barco acabado não seja superior a 120-130 kg, caso contrário será difícil fazer o planeio. É útil cobrir o interior do fundo com piso de ripas com travas de remo ou colar as ripas diretamente na pele. É aconselhável preencher os volumes sob os assentos nas extremidades com flutuabilidade - espuma de poliestireno ou garrafas plásticas vazias.
Desenhos com as medidas do barco
Assista o vídeo com uma explicação mais detalhada e com os arquivos completos na descrição;
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