Como construir um barco tradicional de madeira

 Como construir um barco? 

Conheça os principais métodos para a construção de um barco em madeira.


Provavelmente, quase todo homem sonha com seu próprio barco. Mas nem todo mundo transforma seu sonho em realidade! No entanto, é possível! Você pode construir seu barco Sozinho - é sério!
Agora, pra quem já começou a construir um barco, eu realmente tiro o meu chapéu! 

Primeiro calcule seu orçamento, quanto tempo você pode dedicar-se à construção e, se sentir que terá sucesso (em termos de dinheiro e tempo), só então prossiga com seus planos. Primeiro, um pouco de teoria, na verdade bastante.
A primeira coisa que você precisa é a organização do local de trabalho. Você definitivamente precisará de um estaleiro-oficina, e é melhor se não estiver longe de casa, assim você poderá dedicar mais tempo na construção do seu barco.

A segunda são as ferramentas. Elas devem ser de qualidade, sua segurança e produtividade dependem disso!

Em seguida você precisa ter um projeto, fazer uma lista de materiais necessários para a construção e decidir quais serão adquiridos primeiro




 Para isso o mais importante claro é a escolha certa do design do barco. Aqui você precisa decidir para que precisa de um barco, para cruzeiros ou regatas por exemplo, escolher o projeto parece fácil mas digo que é uma das tarefas mais difíceis para quem ainda está indeciso, é nessa etapa onde eu procuro auxiliar indicando projetos para construção e garanto a vocês que essa é a tarefa mais importante no inicio pois é determinante para o rumo e o sucesso da construção. 

A construção do casco de madeira do barco é realizada por métodos padrão. Esses métodos podem variar de uma região para outra e muitos detalhes vão depender da visão de quem o projetou. 

Nesses métodos há uma variação no tipo da montagem, dependendo do material empregado no casco ele pode ser construído virado com a "boca para baixo", não é regra mas geralmente é feito assim quando o casco é do tipo colado, na construção mais tradicional onde o casco é pregado o barco geralmente feito com a "boca para cima". outro fator que determina a posição da construção é o tipo de caverna, que pode ser serrada, laminada ou torcidas no vapor.

Comparado a uma casa, o casco do barco seria a fundação, e essa etapa da construção deve ser levada muito a sério. A construção do casco geralmente consiste em uma quilha presa a uma sobrequilha, O espelho de popa fixado a ré, e dependendo do tamanho do barco ele é reforçado com estrutura chamado cadaste, na proa da embarcação vai a roda de proa que as vezes é montada por  inteira, as vezes em duas partes tendo a roda de proa interna e externa,  dependendo do tamanho do barco ainda pode ser dividido em outras partes ou receber mais reforços. A roda de proa é uma peça complexa e precisa de atenção extra na confecção dela.

 Feito esse conjunto de estruturas, então é preso as cavernas que podem ser fixas para fazer parte da embarcação ou temporárias sendo removidas depois do fechamento do casco, as cavernas normalmente são apoiadas em encaixes feitas no conjunto quilha e sobrequilha e em seguida presas por reforços ligando uma nas outras, a essa altura a "espinha do barco" ou esqueleto ainda não está formada, algumas longarinas correm na longitudinal do conjunto, geralmente na altura do assoalho (paineiros) e na linha da borda ou canto do convés.  

Cavernas laminadas


 Depois do "esqueleto" pronto então é feito o fechamento do casco. Aqui você pode escolher várias opções, veja algumas;

Métodos de construção naval

Madeira:  Simplesmente madeira, a construção mais tradicional, muito usado por barcos de pesca é a madeira pura onde depois de moldada é pregada nas cavernas, depois é feito o calafeto entre as tábuas para vedar totalmente a entrada de água, esse é o método mais tradicional, o ápice da construção em madeira onde reside verdadeiro prazer da construção naval, todos os outros métodos construtivos envolvem o uso de grandes quantidades de substâncias pegajosas e tóxicas contra indicadas para a pele, implicando no uso de luvas ou cremes de proteção, ou ainda máscaras em várias fases do processo atrapalhando seriamente a experiência da construção.



Strip-planking: Um dos métodos mais simples para a construção amadora, nesse sistema o casco é fechado com ripas longitudinais coladas uma nas outras, em barcos pequenos não há necessidade de cavernas, apenas algumas camadas de tecido de fibra de vidro por dentro e por fora criando uma estrutura super resistente, em barcos maiores (geralmente acima de 20 pés) pode ser preciso cavernas ou camadas extras de lâminas de madeira em diagonais seguido por tecido de fibra de vidro e muita resina epóxi.


Laminado moldado: Outra boa opção é o laminado moldado onde tábuas são coladas em diagonal em 45 graus com uma camada para frente outra para trás,  para evitar que linhas diagonais das tábuas apareçam. As pranchas são moldadas individualmente para compensar as mudanças de circunferência, mas são finas o suficiente para dobrar sem vaporizar. A vantagem desse tipo de fechamento para um construtor amador é que as madeiras são curtas e não precisam ser de alta qualidade facilitando na hora da compra. Não tenho dúvidas de que, dos métodos colados, a moldagem a frio é o sistema superior e totalmente estável, tem alta resistência e ainda mais leve.



Depois de feito o casco do barco, pintura ou laminação com tecido de fibra de vidro, no caso dos métodos colados, é feito então todo  o arranjo interno da embarcação, é montado o convés, o cockpit ou o casario que é o espaço de onde se controla o barco, também é feito a instalação do motor das ferragens e mastreação no caso de um veleiro. Construir um barco a motor ou veleiro exigirá que você entenda projetos, habilidades de carpintaria, muito trabalho e recursos financeiros. Mas tudo isso pode ser superado se você quiser, e se tiver um SONHO!



Comentários

Postagens mais visitadas